Rui Miguel Pedrosa
 
 

Fátima

São milhares. E, todos os anos, saem de casa e cobrem as estradas em direcção ao Santuário de Fátima - o Altar do Mundo. Uma caminhada que é um ato de fé, um momento de introspecção, uma decisão solitária.  São várias as razões que os caminhantes apontam para a realização da viagem: o cumprimento de uma promessa, o agradecimento de uma graça recebida, o convívio, o sacrifício. A fé. A dedicação a Nossa Senhora. A esperança. Concluído o caminho que percorrem com dor, chegam com o coração cheio de esperança. A entrada no santuário, o momento em que avistam o local onde Nossa Senhora se deu a conhecer a três pastorinhos, é feito em lágrimas e pintado de sorrisos. O Altar do Mundo é visitado todos os anos por quase cinco milhões de fiéis. Fátima é um dos maiores santuários marianos do Mundo.


Scroll down

 
 
 

CAMINHOS DE FÉ

 

Uma caminhada que é um ato de fé, um momento de introspecção, uma decisão solitária.  São várias as razões que os caminhantes apontam para a realização da viagem: o cumprimento de uma promessa, o agradecimento de uma graça recebida, o convívio, o sacrifício. A fé. A dedicação a Nossa Senhora. A esperança. Concluído o caminho que percorrem com dor, chegam com o coração cheio de esperança. Fátima é um dos maiores santuários marianos do Mundo.

 
 
RMP_5124.JPG

 

DEVOÇÃO TECNOLÓGICA

Lenços... Telemóveis... Velas... Tablets... Terços... Máquinas fotográficas... Flores... É a tecnologia ao serviço da fé... tudo para eternizar o que já é eterno.

 
RMP_6854.JPG

 

DESCANSO SAGRADO

A fé move milhares de pessoas ao Altar do Mundo, em Fátima. Querem o “melhor lugar” para ficar mais próximo de Nossa Senhora. Almofadas, sacos-cama, cobertores, toalhas e até caixas de papelão... qualquer coisa serve para encontrar algum conforto na demonstração da fé.

 
RMP_6065.JPG

 

REFLEXOS

Durante a primeira aparição, a Irmã Lúcia conta que Nossa Senhora “abriu pela primeira vez as mãos, comunicando-nos uma luz tão intensa, como que reflexo que delas expedia, que penetrando-nos no peito e no mais íntimo da alma”. Quando a fé é universal segue em direcções diferentes e, assumidamente, torna-se a realidade de Fátima. A luz que é reflectida segue em todas as direcções. Não apenas nos rostos mas por todo o lado: cada poça de água ou cada superfície espelhada servem de recurso para intensificar a crença.

 
RMP_1347.JPG

 

ESPERA

Todos os anos, milhares de pessoas se deslocam em direcção ao Altar do Mundo. As motivações são diversas: o cumprimento de uma promessa, o agradecimento de uma graça recebida, o sacrifício. A fé. A dedicação a Nossa Senhora. Na chegada ao recinto das orações, com o coração cheio de esperança, reservam aquele que consideram o melhor lugar para manifestar a sua devoção. Sucedem-se os momentos de oração, uma decisão solitária de introspecção onde esperam pelos momentos altos da celebração para parar o olhar na imagem de Nossa Senhora no seu percurso para o altar, num momento de grande emoção.

 
RMP_3556.JPG